Preocupado com a declaração do seu imposto de renda em Salvador? Fique calmo, leia esse post e saiba tido sobre o IRPF

Tanto marinheiros de primeira viagem, ou declaração, quanto pessoas que já estão calejadas em passar por esse processo ainda têm algumas dúvidas dentro do processo de declaração e valorizam muito as informações acerca dessa prática.

Então, pensando em você, para que não tenha nenhum transtorno com esse processo em Salvador escrevemos esse artigo que tirará as suas dúvidas quanto a IRPF fará com que você saiba tudo quanto a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física.

Para declarar o IRPF

Imposto de Renda de Pessoa Física é um tributo estipulado pela Receita Federal e que envolve todo o cidadão brasileiro ou residente no Brasil, pessoa física, que tenha um ganho acima do que pré definido pela Receita. Assim, essa pessoa precisa declarar tal imposto todo o ano. Para isso, precisará informar o quanto ele arrecadou financeiramente para a avaliação. Existe a possibilidade de restituição financeira à pessoa física, caso seja constatado uma quantidade de pagamento superior ao necessário.

Para que você faça a declaração, precisará mandar para a Receita todas as suas declarações de renda. A Receita avaliará essas informações, por isso, elas precisarão estar bem específicas para que facilite o trâmite. Enviado as declarações, será feita a avaliação do pagamento de impostos, segundo o cálculo que informarão se o valor de tributos pagos batem do que deveria. Caso seja um pagamento maior do que o devido, há a possibilidade de restituição.Como funciona a restituição do IRPF

Quando o contribuinte descobre que pode ser ressarcido, fica cheio de dúvidas: Como funciona? Quanto devo receber? São algumas delas.

Mas tudo isso passa por um cálculo feito pela Receita. Ao chegar ao resultado, você terá a informação se tem algum crédito, caso tenha, deverá ser restituído pelo governo até dezembro do ano em questão.

Contudo, assim como você poderá ter valor a ser restituídos pode ter valores a ser destituídos, caso o cálculo conclua que você tem débitos, pois pagou menos imposto que deveria. Caso isso aconteça, deverá pagar o ressarcimento através de boleto ou débito automático.

Saiba quais impostos a sua empresa pagará

Se a sua situação for de declaração obrigatória deverá impreterível que pagar, até mesmo para evitar inconveniências. Por exemplo, o seu CPF pode ficar pendente e te prejudicar nos seus trâmites normais de impostos, com: retirada de certidões negativas, empréstimos, retiradas de passaporte, inscrição em concursos públicos, transações bancárias etc.

Além de prejuízo quanto a atrasos e perde de prazos na entrega. A multa contempla mensalmente 1% do valor declaro do imposto, podendo chagar em até 20%.

Caso caia na malha fina do IRPF, o que fazer?

Primeiramente, você precisa saber o que significa “Malha Fina”. Significa irregularidades na declaração depois da avaliação da Receita.

  • Pequenas Divergências

O menor dos males, já que caso seja esse o motivo da irregularidade sejam pequenos erros. Basta ser feita a correção no E-Cac.

  • Adição ou exclusão de informações

Para isso, você deverá corrigir o necessário e enviar para a Receita uma Declaração de Retificação.

Fale Conosco

Ligue para nós