Com a ajuda de um profissional, saiba se a sua empresa tem seguido o padrão contábil nacional

O processo de auditoria contábil é extremamente importante no sistema organizacional da empresa e consiste no balanço financeiro do estado da empresa. Por isso, a figura do contador é extremamente importante nesse processo.

Um processo de auditoria sério e competente feito por um contador qualificado pode identificar erros e acertos dentro da gestão financeira e da produtividade da empresa, além de prever e prevenir fraudes e desfalques dentro da gestão interna da sua empresa.

Para desenvolver a auditoria, o contador precisará ter acesso a documentos, registros e todo e qualquer tipo informação adicional que diga a respeito as questões financeiras da sua empresa. Outro motivo do desenvolvimento deste processo é o enquadramento da empresa dentro de normais contábeis, para evitar qualquer tipo de transtorno do estabelecimento com a Receita Federal ou demais órgãos legais do governo.

Além de ser um fator de fundamentação financeira, a auditoria contábil também pode ser vista como benéfica dentro dos setores: administrativo, fiscal, técnico e social da empresa.

COMO FUNCIONA A AUDITORIA CONTÁBIL

A auditoria contábil está inclusa num padrão nacional de contabilidade que precisa ser respeitada, passando assim especificamente por uma pesquisa de ambiente de mercado para que o planejamento auditorial seja efetivado, um controle interno da empresa, testes subjetivos e objetivos e, por fim, um relatório feito exatamente por um contador.

Na pesquisa de mercado, o auditor terá que recolher o máximo de informações financeiras possíveis dentro do contexto da empresa. Isso acontece, pois a auditoria precisa ser transparente quanto as resoluções financeiras, bem como a forma com que o resultado foi chego e como ele pode melhorar (ou se está de acordo com o ideal). Depois dessa pesquisa, a auditoria precisa ser planejada e com isso será feito um controle interno por meio de informações e documentações financeiras da empresa.

Por fim, serão feito alguns testes subjetivos e objetivos para confirmar ou discordar na prática as informações levantadas, afim de que a empresa venha ter ganhos melhores financeiros. Tudo isso será feito dentro das normas de contabilidade do Brasil.

Encerrando o processo todo ele será documentado por um contador. O motivo será a transparência, o enquadramento nas normas e também da definição teórica de como a empresa pode ser enquadrar em processos para melhorias financeiras.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA AUDITORIA CONTÁBIL

O processo de auditoria contábil é benéfico para todos aqueles que estão envolvidos. Por exemplo, o empresário poderá ter maior confiabilidade e credibilidade em seu projeto e os investidores um prognóstico positivo quanto estar embarcando numa boa iniciativa empresarial. Além disso, transparece a movimentação financeira para a Receita Federal dando um bom posicionamento a empresa no que se diz respeito a questões legais.

Os resultados de prognósticos e as perspectivas levantadas a partir da auditoria fiscal ainda auxiliaram o projeto a dar uma boa guinada, driblando os seus principais pontos negativos.

Isso tudo colocando a empresa dentro dos padrões contábeis do nosso país, de forma legal e totalmente responsável.

A IMPORTÂNCIA DO CONTADOR NO PROCESSO 

Segundo regulamentação dentro da Constituição Federal, o único profissional que pode responder por uma auditorial contábil é o contador. Por isso a sua importância nesse processo, já que ele é o único que pode assinar efetivando a auditoria. É de se deixar claro que o contador é aquele profissional formado por Ensino Superior, ou seja, técnico contábil ou contabilista, por mais que tenha uma boa autonomia profissional é vedado a autentificar uma auditoria contábil.

Além da formação, é necessário que o profissional seja registrado no Conselho Nacional e Regional de Contabilidade, dentro das conformidades de exercício da profissão, fora ter cinco ou mais de cinco anos de experiência e passar e um teste promovido pela Comissão de Valores Mobiliários.

Quanto a competências, o auditor-fiscal de contabilidade precisa estar sempre atualizado e ligado nas constantes mudanças judicias vigentes na legislação nacional.

Fale Conosco

Ligue para nós