Com a chegada da tecnologia nas empresas, o departamento pessoal faz-se muito importante para gerenciar o fator humano

O cenário do mercado atual traz consigo uma grande inclusão tecnológica, vista de forma prática em amplas esferas. A tecnologia deixou de ser inovação e passou a ser obrigação de implantação nas empresas. Mas aí que entra o fator departamento pessoal e a sua importância para equilibrar a tecnologia e os processos humanos no seu negócio.

A chamada era 4.0 traz uma série de incerteza para profissionais de diversos segmentos de atuação. Para o empresário, as dúvidas também pairam, já que a condução e o sucesso do seu negócio é que estão em xeque. E é justamente nesse ponto que entra o departamento pessoal, para colocar a casa em ordem e fazer com que cada funcionário em cada departamento tenha o seu melhor extraído, sempre com o auxílio da tecnologia, que veio para auxiliar os processos de trabalho e torná-los dinâmicos e não tirar empregos de pessoas.

Autocrítica e autoconhecimento

O primeiro fator a ser trabalhado pelo departamento pessoal é o autoconhecimento da empresa, de cada departamento e de cada funcionário quanto ao seu valor, suas funções e o seu desempenho prático. Através dessa análise, o departamento pessoal consegue traçar diversos fatores como: pontos fortes e fracos, de convergência, de melhoria, de sucesso, enfim…

Esse autoconhecimento traçado pelo departamento pessoal mune-se justamente ao conhecimento de inteligência artificial composto pela tecnologia, braço de trabalho da sua empresa.

Onde entram as máquinas na história

Senta que lá vem o susto: o relatório “The Future of Jobs” (na tradução ao português, O Futuro dos Empregos) apresentado no Fórum Econômico Mundial mostrou que até 2025 muitos empregos serão extintos devido ao advento das máquinas, que hoje já são responsáveis por 29% dos horários de trabalho nas empresas de todo o mundo.

Mas aí você pode perguntar: você não disse que tudo se ajustaria e que as máquinas vêm para ajudar os seres humanos e não roubar os empregos?

É exatamente aí que entra o departamento pessoal, para extrair o melhor de cada funcionário e departamento, para adaptar funções e colocá-las lado ao lado com as tendências da tecnologia.

Concluímos que

O departamento pessoal tem como intuito extrair o melhor dos seu colaboradores, de acordo com a realidade da empresa.

O departamento pessoal faz, justamente, a adequação entre as necessidades da empresa e o fator humano.

Assim, os funcionários tem o seu melhor extraído, com total subsídio tecnológico para isso.

Fale Conosco

Ligue para nós