Ser dono do próprio negócio é o sonho de muita gente, principalmente os brasileiros, que vêem a crise como um impulsionador para se arriscar e empreender. Tem sido recorrente a procura de informações sobre o assunto.

O que deve estar muito claro é que, apenas a vontade de se tornar um empresário não é o suficiente para garantir o sucesso. O que vai colaborar com isso é o planejamento, que vai evitar que o futuro empresário cometa erros no caminho. Muitas empresas fecham as portas precocemente por não planejar suas ações.

Esse planejamento deve ser feito através de um Plano de Negócios que, nada mais é que, um documento com as informações necessárias para iniciar a abertura de uma empresa. Em posse dele, o empreendedor terá uma melhor visão de mercado e mais informação sobre o setor escolhido.
Muitos não tem ideia de como começar e como criar este documento, mas saiba que ao fazê-lo, você pode evitar muitas dores de cabeça, pois ele vai nortear o seu caminho e facilitar a sua vida de empreendedor.

Como criar o Plano de Negócios

* Defina quais tipos de serviços e/ou produtos serão oferecidos, qual o público-alvo e quanto tempo será necessário para obter de volta o dinheiro investido.

* Escolha o enquadramento tributário e o capital social para inicio do negócio. Não esqueça de acrescentar um investimento para o marketing que será de total importância para captação de clientes.

*Faça uma boa análise financeira onde deve ser computado todos os gastos e investimentos fixos e variáveis. Procure estimar capital de giro e faturamento mensal da empresa. Nestes investimentos devem estar inclusos os custos de materiais e matérias-primas.

*Faça simulações de valores com relação as vendas, que devem ser pessimistas e otimistas. É uma maneira de tentar de precaver no caso de uma situação desfavorável e já pensar em ações que solucionem os problemas.

O Plano de Negócios deve continuar auxiliando o empreendedor mesmo depois da abertura da empresa. É muito importante que durante sua gestão, ele continue sendo revisado e seguido. Isso vai fazer com que sua empresa alcance o sucesso e se mantenha no topo.

 

Fale Conosco

Ligue para nós